domingo, 6 de julho de 2008

post 101

mafarrico,

If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face … for ever.

Esta bela noção de um futuro melhor é-nos deixada no livro de Eric Arthur Blair, 1984. Um belo livro que nos trouxe ideias tão marcantes como o Big Brother, os dois minutos de ódio ou a imagem que pessoalmente mais me agrada e que é a do quarto 101.

O quarto 101, no romance, é uma câmara de tortura no ministério do amor, em que o visado é sujeito à sua pior fobia. No estado totalitário relatado na obra literária, tudo é conhecido acerca de todos, pelo que até os medos mais íntimos de cada um estão
compilados nos registos da polícia. Assim, o individuo prevaricador, ao ser presente ao seu torturador seria introduzido na sala 101, onde teria de enfrentar qualquer que fosse aquilo que mais teme. Uma visão simpática, se se tiver o trabalho de torturador oficial do ministério.

Por exemplo, se eu vivesse nessa sociedade imaginária futurista, e fosse apanhado em falta (muita probabilidade de cometer faltas, mas pouca de ser apanhado). Ao sentir a porta fechar-se atrás de mim que encontraria?

Estou a imaginar, um quarto pesadamente mobilado, mobiliário de madeira, a última ceia retratada num quadro na parede, um crucifixo na parede oposta, o rádio sintonizado na renascença (perpétuamente hora do terço). Nisto entrariam duas ou três religiosas de avançada idade, que me sentariam na mesa com o lanche pronto, bolachinhas e leite com groselha, a sua companhia seria incessante em me relatar passagens da bíblia ou novo testamento, fábulas!!! contar-me-iam fábulas sem parar, sempre a perguntar se estava preparado e sabia os horários da catequese ........... NÃAAAO!! medo! não consigo continuar.

(respirar fundo)

mafarrico, consegue fazer tal exercício de se imaginar no seu quarto 101?

A música de fundo para este post é: Carcass - Room 101

M.P.

2 comentários:

\m/afarrico disse...

Os meus olhos abrem-se lentamente. Uma brisa morna afaga a minha delicada tez e os meus loiros cachos de cabelo. Olho em redor e perscruto uma visão edílica: campos verdejantes estendem-se por suaves colinas ondulantes, onde reina uma calma profunda e inebriante.
Vejo dirigirem-se na minha direcção, figuras alvas e aladas, com sorrisos nas faces de onde irradia uma luminosidade redentora.
Aproximam-se de mim, estendem-me a mão e proferem as seguintes palavras: “Levantai-vos irmão! O Mal terminou e apenas o bem prevalece! Nós os anjos, podemos finalmente esquecer que houve em tempos Satanás e os seus servidores! Vamos juntos, estender as nossas asas e ver a programação da manhã da TVI com a Fatima Lopes, por toda a eternidade!”

É esta, caro Maléfico, a minha pior fobia... é por estas e por outras que nunca devemos esquecer que o quarto 101 é para lá colocar as nossas vítimas e não nós próprios.

DON'T CLAIM TO BE A PROPHET,
DON'T CLAIM TO SIGHT THE STARS,
BUT I CAN READ THE FUTURE,
IN ANGUISHED MENTAL SCARS,
I HAVE NO FAITH,
IN ANYTHING THAT YOU HOLD DEAR,
THE FUTURE IS OURS,
ONLY IN SWEAT AND TEARS,
AND THIS IS WHERE I BELONG,
IN MY ROOM ONE ZERO ONE,
AS I SIT HERE ALL ALONE,
IN MY OWN PRIVATE YEAR ZERO,

Maléfico Patético disse...

No clockwork orange
The doom watch ticks
There's no second coming
Only final conflict
Blind pessimism?
Only time will tell
The cold hard reality
Is that this world has gone to hell

And this is where I belong
In my room one zero one
As I sit here all alone
In my own private year zero


haaa! as doces liricas e melodias de satã, enquanto estes hinos forem bem visíveis aos nossos ouvidos esse cenário que traçou é impossível