terça-feira, 14 de julho de 2009

Killing Music since 1989


Os monges beneditinos são uma ordem monástica que teve origem no nosso bem conhecido século VI com os habituais preceitos e rigores a que este tipo de movimentos se predispõem: disciplinar e controlar as hordas de mentes perdidas que não tendo nada mais a que recorrer, se devotam a estas elites pensando assim receber conforto e orientação.

Ora estes monges sempre se pautaram por uma atitude um pouco deviante das outras ordens eclesiásticas em geral. Comportamentos um pouco mais sombrios e esquivos levaram a ficassem conhecidos pelo epíteto de “Monges Negros”. Em parte devido à coloração das suas vestes mas principalmente pelos pensamentos perniciosos que abundavam nos seus círculos de poder mais centrais. A ligação ao “nosso” lado começava assim a ganhar forma.

Foi então, que no longínquo ano de 1989 esta ordem, dita religiosa, já em total parceria com o Sr. Satanás, se abriu e expôs os seus também negros corações ao mundo, com a criação do seu braço musical armado. Surgia assim uma banda de Death Metal que adoptou a denominação de Benediction!

Grandiosa tem sido a caminhada destes senhores ao longo dos anos, espalhando uma mensagem de pessimismo, desalento e decadência que espelham a sociedade dos nossos dias, sob uma camada de densos ritmos de cadência ora avassaladora ora pungente e compassada.
A obra fez-se através de capítulos tais como Subconscious Terror (1990), The Grand Leveller (1991), Dark Is The Season (1992), Transcend The Rubicon (1993), The Grotesque / Ashen Epitaph (1994), The Dreams You Dread (1995), Grind Bastard (1998), Organised Chaos (2001) e após um interregno de 7 anos para formação no Inferno surge o mais recente Killing Music (2008).

Ora, foi precisamente sob o lema “killing music since 1989” que estes velhos demónios desceram à Masmorra Infernal no passado dia 4/7, e prestaram homenagem a 66,6% dos membros interinos que se predispuseram a estar presentes.
O local escolhido foi o cinema Batalha aqui no burgo, escolha essa que não podia ter sido pior: acústica péssima, um esquema de luzes como já não via há muito de tão mau e um espaço largamente sobredimensionado para o evento! Os meus mais sinceros parabéns à organização. Assim se trabalha na Masmorra.

Quanto à performance dos intérpretes pouco há a registar. Visivelmente nervosos pela presença do Maléfico e um pouco enferrujados pelos anos de ócio e deboche, lá tocaram os temas mais clássicos misturados com algumas faixas do mais recente trabalho. Pouco mais de uma hora bastou para descarregar em cima do escasso público, o pesadíssimo setlist.
Apenas com dois membros da formação original o line-up apresenta-se um pouco descaracterizado. A presença dos dois lendários guitarristas Darren Brookes e
Peter Rewinsky, não chega para fazer esquecer a ausência do mítico vocalista Dave Ingram, que após uma passagem pelos colegas Bolt Thrower se aposentou destas andanças e se dedicou a outras formas de disseminação da música de Satanás.

Enfim, o local não era o indicado, o público não primava pela quantidade, o som foi sofrível, as luzes fracas, o tempo da actuação curto e os anos a pesarem nas pernas dos intérpretes.
Resumindo: apreciei bastante!

8 comentários:

Diabolicus disse...

Já que o público não primava pela quantidade, talvez pudesse primar pela qualidade se 100% dos membros interinos da Masmorra tivessem estado presentes.

Isto seria facilmente alcançável se os 33% que ficaram de fora, fossem avisados em tempo útil e levados a conhecer os míticos Bennediction, que pela descrição parecem sem dúvida um grupo da elite da Masmorra.

Sem dúvida que esses monges negros se devem divertir muito mais do que os tradicionais de batina branca, pelo menos podem contar as suas histórias entre eles.

\m/afarrico disse...

Se os restantes 33,3% estivessem estado presentes não teríamos atingido a afluência de 66,6%, numero esse que encerra em si o sinal do Demo.
Digamos que a sua ausência foi portanto um importante contributo na prossecução deste objectivo.
Ah! Já agora, os Benediction perguntaram por si e enviaram cumprimentos para o já afamado Diabolicus.

Maléfico Patético disse...

a retórica matemática não dá azo para dúvidas.

a unica coisa que faltou foi alguem ter tirado 200 fotos de qualidade duvidosa para acompanhar este excelente relato verídico ... temos pena

Diabolicus disse...

De facto a matemática não engana!! Por isso se justifica a minha propositada ainda que inconsciente ausência sistemática destes eventos.

Espero que também tenham mandado alguns cumprimentos meus aos Bennediction, pelo menos umas fortes palmadas nas costas e uns cachaços.

\m/afarrico disse...

Sim, tivemos a oportunidade de agredir violentamente a totalidade dos integrantes do agrupamento musical em questão, e fizemos questão que eles soubessem que, apesar da sua ausência do Diabolicus, muita daquela violência gratuita era em seu nome.
Penso que pelo menos um deles estaria consciente no momento em que descarregamos as ultimas bastonadas e dissemos em coro "esta é da parte do Diabolicus".

Quanto à tematica da reportagem fotografica: Caro Maléfico, como se apelida aquele equipamento electronico do qual se fez acompanhar ao evento, e que amiude colocava entre as suas trombas e os interpretes, e que acto contínuo emitia um flash de luz branca? Reparei que o terá utilizado aí na casa das duas centenas de vezes...

Maléfico Patético disse...

AAAH,

compreendo a sua confusão, aquilo é uma mera máquina de dar luz forte de modo a tornar o trabalho dos intérpretes em palco muito mais dificil!!!

Faço pontaria e zás, lá vai um flash de luz irritante em cheio nos olhos do guitarrista que por vezes provoca um hilariante engane de acordes.

\m/afarrico disse...

AAAH,

Por momentos pensei tratar-se de uma MFPUPEAECSFC (maquina de fazer a pessoa que a usa perder o espectaculo a que assiste por a estar a colocar sempre à frente da cara)!
Mas então não passava de uma MDLFMTTIPMMD...

Maléfico Patético disse...

pode também ser chamada de máquina de estar a fazer alguma coisa enquanto se assiste a um evento em que o 'local não era o indicado, o público não primava pela quantidade, o som foi sofrível, as luzes fracas, o tempo da actuação curto e os anos a pesarem nas pernas dos intérpretes.'