domingo, 16 de março de 2008

mastodontes

mafarrico,

seguindo a dica do meu prezado colega, decidi retornar às mensagens musicais. Deste modo partilhamos momentos ruidosos que, de outra maneira, poderiam passar ao lado (quais momentos silenciosos) de um de nós que não nós próprios (o outro!).

Neste momento concreto trago-lhe uma música e não uma colecção de músicas (como é vulgar chamar aos LPs), porque se pretendo chamar atenção para a totalidade da obra destes singer-songwriters do demo penso que a melhor maneira é apresentar uma única música.

A verdade é que tenho um especial apreço por estes miúdos porque vi-os em 2003 (eu e mais uns milhares de pessoas na digressão europeia), no Hard Club colocados num mísero lugar de banda suporte dos The Haunted. Logo (qual olheiro) reparei nas suas faculdades musicais e disse a quem me quis ouvir (por acaso não foi ninguém porque o som estava muito alto e estavam todos atentos ao concerto), disse eu : "Estes rapazes vão longe!". E foram, foram tão longe que nunca mais voltaram à cidade onde estamos radicados e são agora os meninos bonitos do estilo musical vulgarmente denominado como 'extremo'.

Por acaso andam-se a esticar um bocado, porque andam a vender muitos discos, e já se sabe que não é cool gostar de bandas que vendem muitos discos.

Adiante, este vídeo é estranho e merece ser visionado. São os Mastodon no seu melhor (no deles, não no seu) e num registo a que eu chamaria clown-metal.



Para me manter fiel ao que escrevi anteriormente despeço-me com uma mcieusdb do mesmo agrupamento, que já não é clown-metal, mas tem lá num fim um gajo lunático pendurado por uns ganchos que não sei muito bem mas deve ser qualquercoisa-metal.



M.P.

3 comentários:

\m/afarrico disse...

Mastodonico Maléfico,

É sempre com sentimento de grande alegria, muito contida, que recebo as suas propostas musicais.
Desta feita, e mais uma vez, não me desiludiu. O nível qualitativo das suas referências mantém-se igual a sempre, ie, pouco ou nada evoluiu desde a anterior proposta o que é bom, se atendermos ao facto de que já não era nada de especial!

Os Mastodon têm realmente um som poderoso e consistente. Imagino que a oportunidade que teve de percepcionar uma actuação ao vivo deste agrupamento, lhe tenha dado um grande retorno satisfacionante. Mas há ali qualquer coisa que não me agrada de todo. As escutas repetem-se e a impressão de insatisfação mantém-se no meu poderoso cérebro. Evito o erro de gostar porque tem que ser e descubro a razão!
A voz…. Aquela voz de bagaço daquele vocalista com barbicha à bode velho (em tempos grande moda entre os nossos), torna a musica demasiado arrastada e cansativa. Definitivamente não aprecio.
Já sei que me vai dizer que quem aprecia a voz de Dani, o anão guinchador, não deveria ser tão esquisito com estilos de vocalizações, mas tão pouco acho isso importante e parece-me inclusive um comentário despropositado da sua parte.

E lá estamos nós de volta à questão do costume! O estilo clown-metal que tão bem registou e mencionou, leva-nos a pensar em palhaços, os palhaços recordam-nos o seu local de trabalho que é o circo, o circo traz-nos à memoria a nossa infância, e sem darmos por ela já estamos na temática das crianças novamente. Estes Mastodon são um pouco cansativos, de facto. A gente a pedir para mudar de assunto e eles pimba a bater sempre na mesma tecla.

Resta-me dar-lhe os parabéns e desejar que continue na sua senda de críticas literárias, porque as musicais, enfim estão já a níveis nunca antes vistos pelos infernos!
Um pequeno abraço seguido de uma fraca palmadinha nas costas enquanto me afasto e digo “vá, então até logo, adeus… adeus maléfico…xau…”

Maléfico Patético disse...

mafarrico,

quem aprecia a voz de Dani, o anão guinchador, não deveria ser tão esquisito com estilos de vocalizações

é bom que não aprecie na totalidade as minhas referências musicais, afinal isto não é o discos pedidos lá da sua rádio local, portanto mantenha-se calmo e atente que a minha próxima referência musical poderá causar-lhe urticária, o que seria de grande satisfação para mim.

faça melhor, se conseguir,
M.P.

\m/afarrico disse...

ah...! Eu sabia que iria dizer exactamente as palavras: "...quem aprecia a voz de Dani, o anão guinchador, não deveria ser tão esquisito com estilos de vocalizações".
A minha capacidade de antecipação e antevisão apenas encontra par no grande mestre Zandinga sempre astuto e sagaz nas suas análises.

Farei com certeza melhor que o colega! Só não consigo é dizer nem como nem quando, mas isso também já seria pedir demais.

Envio-lhe um forte cumprimento que prevejo que irá receber quando ler estas palavras (eu sou realmente bom nestas coisas da adivinhação)

Mafarrico