segunda-feira, 2 de maio de 2011

XIV SWR Barroselas Metalfest - A Chegada


Sábado, dia 30 Abril de 2011, são 20h00.

Uma pequena localidade minhota de seu nome Barroselas está prestes a converter-se num portal de acesso ao Inferno. Dentro de breves instantes, neste local escolhido pela organização do XIV SWR, fustigado por um temporal de uma murrinha irritante, confluirão algumas das forças mais malignas que alguma vez puseram os pés neste vil planeta. Mafarrico e Maléfico (M&M) irão medir forças com um dos grandes anciãos da música do Sr. Satanás.


M&M, instados pelo Sr. Satanás a comparecerem como seus embaixadores, uma cortesia para com a organização, chegam ao local sem grande pompa nem circunstância, como é seu apanágio. Rapidamente ingerem uma quantidade significativa de alimentos e líquidos nas rulotes habituais, apresentam o salvo conduto de que são portadores e são agraciados com uma fria e desleixada recepção por parte dos que ladeavam as portais de acesso à grande tenda, onde decorriam já algumas actividades. De notar que Maléfico, temido estratega, dotado de invulgares dons de planificação de movimentações insidiosas e elevado secretismo, havia-se assegurado com a devida antecedência de que o ritual teria lugar fora de portas, i.e., sob uma copiosa chuva que iria flagelar os tenazes espectadores. Por isso, M&M, de forma a evitar serem denunciados pelas nuvens de vapor que seriam libertadas pelo contacto da gelada chuva com os seus escaldantes corpos, apresentam-se cobertos por camadas de tecidos especial, vulgo, impermeaveis.

Assim, completamente camuflados pelas suas vestes à prova de chuva, dentro da enorme tenda que servia de recinto, e que acolhia uma pequena vasta multidão em t-shirt, M&M são saudados pela 1ª banda que teve a honra de os receber: os Filli Nigrantium Infernalium (é assim que se escreve)!

Nada a dizer sobre esta banda de qualquer coisa – Metal. Rapidamente, tomam a corajosa decisão de efectuar uma retirada estratégica até à viatura que havia ficado parqueada no exterior (não havia sido convidada), e assim vêm-se livres das pesadas vestes que lhes prendiam os movimentos e entorpeciam os cerebros. A verdade é que dentro da tenda não chovia.

Novamente no interior, já mais soltos e com os cérebros na mesma entorpecidos, M&M testemunham, impávidos e frios, quais torres de vigia, a prestação dos Web, mais uma banda portuguesa que arranca alguns comentários aos doutos representantes do Sr. Satanás: a saber, a antiguidade da banda e a cara alucinante do guitarrista, cuja calvice extrema não o impedia de fazer um tresloucado headbanging com as longas madeixas que lhe pendiam das laterais cranianas. Um espectaculo dentro do espectaculo.

Ainda a coisa estava morna, apesar de M&M pressentirem que o grande momento da confluência de negras energias se aproximava, quando subiu ao palco a 1ª grande surpresa da noite: os Finlandeses Taake! Digo Finlandeses, porque apesar de serem naturais da Noruega e envergarem a bandeira nacional deste país como se de uma cruz invertida se tratasse, a palavra Finlandeses é mais facil de escrever do que Noruegueses apesar de terem ambas 11 letras. Dizia eu, esta banda de Black Metal finlandesa (da Noruega), cobertos de corpse painting e portadores de uma gigantesca bandeira da Noruega, faz uma teatral entrada e dá inicio a um espectaculo que, convenhamos, foi digno de nota. Praticantes de um black metal bastante original, o que não é muito vulgar dentro do género, os Taake foram bafejados pela sorte ao verem Mafarrico baptizar o seu insólito som como Black'n'Roll. Não destaco nenhum tema em especial, em grande parte por o discurso do vocalista na apresentação dos mesmos, ter sido totalmente ininteligivel.

Seguiram-se os Jesus Crost que conseguiram a proeza de não terem tido M&M na audiência, exceptuando os ultimos 30 a 40 segundos da sua actuação. Mas foram uns segundos de grande qualidade, há que dizê-lo.

Logo a seguir, após a enésima voltinha pelas bancas de vendas de t-shirts e cds, presença habitual neste tipo de cerimónias, eis que M&M se aprestam para ver um dos primeiros nomes grandes da noite. Os Malevolent Creation, são uma daquelas bandas, que apesar de já por cá andar há uns anos, facto bem notório pelas flácidas aparências dos seus integrantes, conseguem fazer exactamente o mesmo tipo de música, disco após disco, ad nauseum. Death Metal da velha escola, eventualmente sem falhas tecnicas, mas sem inovação nenhuma. Um bom entretenimento para demónios de baixa estirpe. Não para M&M.

Sem comentários: