quinta-feira, 7 de abril de 2011

O problema do Mal


Epicuro, nasceu em Samos, na Grécia, consta que cedo se terá revelado nas camadas jovens do clube de futebol local, daí até chegar a um dos grandes clubes da capital terá sido um tirinho. Passado um período de adaptação, Epicuro terá agarrado a titularidade, consta que foi mesmo o melhor marcador do campeonato na epoca 322/321 A.C, 319/318 A.C. e 318/317 A.C. Muito querido pela massa adepta "Allez ooooh allez oooh Epicuro faz um gooooool/Allez ooooh allez oooh Epicuro faz um gooooool" terá tido o seu momento alto quando, ao serviço da seleção helénica, marcou o golo solitário que deu o campeonato europeu de 318A.C., contra o anfitrião do torneio - a Macedónia. Tudo isto é hipotético porque, com o tempo se perderam as convocatórias dos jogos e rescaldos nos ínumeros jornais desportivos que então polulavam por toda a Grécia,

No domínio do hipotético fica também o trabalho filosofico de Epicuro, um lesão ainda cedo na sua carreira atirou-o para um sem-numero de contemplações e questões pertinentes das quais deixou mais de 300 obras, que, infelizmente se perderam até aos nossos dias. Esses pensamentos terão passado através dos séculos por "word-of-mouth" (como dizem os asiáticos) começando pelos seus seguidores. O certo é que, filosoficamente falando, o nome de Epicuro e seus pensamentos prevaleceram até aos dias de hoje (diz-se que ainda esta para aparecer alguém como ele no um para um frente ao guarda redes).

Uma das suas questões filosoficas, e a que mais nos interessa neste antro, é o problema do Mal. Deixo-a aqui no inglês não original, para que o colega Mafarrico a possa traduzir e depois (como grande sábio que gosta de aparentar ser) nos deixe uma resposta contundente e arrasadora de todos os dilemas.

Aqui está o Problema do Mal, de Epicuro:
“If God is willing to prevent evil, but is not able to
Then He is not omnipotent.

If He is able, but not willing
Then He is malevolent.

If He is both able and willing
Then whence cometh evil?

If He is neither able nor willing
Then why call Him God?”

Mafarrico, a palavra é sua!

Epicuro - camisola 7!

2 comentários:

\m/afarrico disse...

Errado! Epicuro não foi o melhor marcador na época 319/318 A.C.!
O polémico golo de cabeça que marcou à saída da sua grande área, no ultimo minuto, da ultima jornada, e que lhe conferiria esse galardão e que arrecadava a vitória que a sua equipa de então, necessitava desesperadamente para se sagrar campeã helénica, foi anulado por um tal de Brunus Paixónicus, perverso árbitro do referido encontro que se encontrava coligado com o Mal (nesta altura, estas coisas eram assumidas de forma mais aberta do que nos dias correntes).

Debrucemo-nos agora sobre a questão do Querer e do Poder [queda aparatosa]

Há obviamente um erro de base em todo este racíocinio de Epicuro, ou caso não houvesse, seria de extrema facilidade inventar um, tal é a confusão e desinteresse do mesmo.

Relacionar o Deus bondoso com o Mal, através do que o primeiro queira ou possa fazer, seria a mesma coisa que sugerir que o segundo só tem lugar, pela capacidade ou falta desta do primeiro em o evitar ou potenciar. Os slogans de Epicuro, só fazem sentido quando entoados em forma de cântico pelas fervorosas claques que enchiam os estádios de então, cadênciadas pela melodia dos "parabéns a você".

A verdade obscura, e que escapou a Epicuro e a todos (sem excepção) os que leram em voz alta tais ditos, jaz encriptada no cerne da mesma.

Se não atente. Troque o colega todos os carateres:

"G" por "IH";
"H" por "TG";
"TH" por "QWE";
todas as vogais pelas consoantes que as precedem no alfabeto grego

(Isto no original em helénico antigo obviamente)

O que obtem?!
A mensagem não podia ser mais clara e obvia:

"A Masmorra Infernal do Sr. Satanás, todos os Domingos às 22h na Kitschnet r@adio"

Maléfico Patético disse...

excelente trabalho de tradução histórica mafarrico ....

ou devo dizer .....

mafarricodopoupodopolos?