sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Satanás, o Diabo e outros principes - um esclarecimento


Vossas Excelências!

Desta feita, dirijo-me a todos os que com certeza irão ler estas linhas, com a excepção óbvia de Vós.
A temática sobre a qual me predisponho a versar, veio-me à ideia aquando da leitura de uma obra literária assaz interessante, e que proponho seja considerada de leitura obrigatória para todos, mais uma vez sendo vós a única excepção para a regra.

O referido livro (assim se chama este conjunto de paginas) tem a sugestiva denominação “A viagem dos sete demónios” e apenas tem como autor o argentino Manuel Mujica Lainez, porque não me apercebi atempadamente da dita edição e não me foi possível roubar a sua propriedade intelectual. Não fosse este infortúnio e seria meu o nome que assinaria sob essas tão preciosas linhas.

Neste compêndio de palavras, é relatada em forma de conto, uma empreitada dos sete príncipes demoníacos que tutelam os sete pecados mortais, e que a mando do Diabo, rei supremo do Inferno são enviados em obscura e subversiva missão à Terra.
São muitas e variadíssimas as passagens que nos são familiares, desde as mais variadas descrições dos membros do staff infernal até algumas referências à nossa Masmorra. A exemplo disso temos o parágrafo inaugural, colocado logo no inicio do livro e no qual se pode ler:

Na realidade o aposento era diabólico porque desafiava e enganava as leis da perspectiva lógica. A verdade é que lhe faltava o final, como se fosse multiplicado por incontáveis espelhos afrontados, apesar de nele não haver um único espelho. (…) no exterior cresciam gemidos, prantos e risos ferozes (…)

Está-se mesmo a ver a que hediondo local se refere o autor.

Mas a ideia que me assomou, não foi a de fazer uma critica avassaladora a este texto mas sim a de fazer um esclarecimento público que julgo pertinente.
Ao longo destes séculos de malvadezes e perfídias, é com frequência que se me deparo com vulgares ignorantes, simpatizantes ou não da nossa causa, que se referem ao líder supremo infernal pelos mais variadíssimos nomes e títulos!
Como dizia, é desconcertantemente habitual escutar menções confusas a Satanás, Lúcifer, ao Diabo entre outros, como se todos se referissem a um e apenas uma entidade demoníaca.
Ora tal é uma irritante demonstração da mais profunda ignorância.
Se este texto se vos apresenta como entediante, por o seu conteúdo ser demasiado evidente para as vossas iluminadas mentes, caros colegas passai à frente e deixai que apenas os pobres de espírito prossigam a sua interessante leitura.

Passo então a dissertar um pouco de sabia cultura sobre a nomenclatura infernal:
O Diabo é o príncipe de mundo! Ele é o rei supremo do Inferno que controla desde o seu alvo trono estrategicamente colocado no Pandemonium, seu palácio imperial!

Seguem-se as castas demoníacas, nas mais altas das quais nos encontramos nós como é bom de ver.
Mas acima de nós há ainda uma elite de príncipes demoníacos, que reportam directamente ao líder supremo e pelos quais foi distribuído a hegemonia dos pecados capitais de Tomas Aquino, a saber:

Satanás – ira;
Lúcifer – soberba;
Mamon – avareza;
Asmodeu – luxúria;
Belzebu – gula;
Leviatã - inveja;
Belfegor – preguiça;

Mas mesmo entre os eleitos d’Ele há diferenciação, pois nada é justo no Inferno e nunca se ouviu falar em tal coisa como a equidade e princípios de igualdade. Assim e usando as palavras do Mujica:
Postando-se à direita os de nobreza mais elevada, que são os mencionados no Antigo Testamento: Satanás, Leviatã e Asmodeu; à esquerda, o citado no Novo, que é Belzebu, e um pouco atrás os restantes: Lúcifer, Mamon e Belfegor.
(Para os afortunados iletrados desconhecedores dos referidos textos, o Antigo Testamento é como o Novo Testamento mas muito mais antigo!)

Mas se pensais, que esta minha preocupação com as promíscuas confusões de denominações não passa de uma cisma minha e de uma desculpa, algo fraca para escrever este trecho, permitam-me que partilhe convosco mais algumas palavras que o Lainez incluiu nesta sua narrativa:
“(…) além disso, Satanás e Lúcifer envolveram-se em intrigas literárias para que o mundo creia que um dos dois usa a coroa dos Infernos, relegando o meu nome (o nome de Diabo) para a condição impessoal de nome comum e colectivo
Sendo esta uma transcrição em discurso directo do Diabo, ele próprio, ganha esta minha missiva uma pertinência, que apesar de já a ter carecia de provas concretas e inabaláveis.

É portanto o nosso patrono Satanás, Senhor da Ira, um dos príncipes do Inferno mais proeminentes, como constatamos na citação acima.
Também conhecido pelas suas asas de abutre, pela cota de malha vermelha que exibe como se fosse um imenso crustáceo e pelos olhos cruéis que refulgem no conjunto de cabelos vermelhos que lhe cobrem a cara e as bochechas, sendo estas as poucas características físicas que lhe são conhecidas, dado serem poucos os que o vêem e vivem para contar, ou que notam algo de especial.
Como montada, seu meio de locomoção preferencial, usa uma gigantesca serpente azul com a qual é visto a cruzar os espaços aéreos entre os fogos infernais e em surtidas nocturnas para copos e borga.

A ligação à sua Masmorra Infernal faz-se obviamente pela deixa da Ira, que se encontra profunda e inebriantemente imiscuída nos sons metálicos que daqui emanam, e da qual é veículo de disseminação preferencial.

Dependendo da receptividade que esta interessante e sagaz iniciativa possa encontrar em V/Ex.as poderei no futuro discorrer um pouco sobre os outros seis príncipes, usando como fonte a obra do Manuel e a minha capacidade inventiva, que sei que muito prezais.

Sem mais me despeço,

\m/

7 comentários:

Diabolicus disse...

Se duvídas houvessem...desta vez evaporaram-se.

Trabalhamos sob uma hierarquia pesada, que apesar de confusa tem alguns dos seus lugares mais importantes já tomados e tão brilhantemente discriminados pelo colega Mafarrico.

Todavia não me conformo e através da mistura da minha Ira, Soberba e Preguiça, apenas para citar os meus pontos fortes, tenho pretensões a imiscuir Diabolicus no antro infernal muito próximo do mais alto trono!!

Este trabalho de investigação que o colega levou a cabo, veio suscitar a interessante questão para quem somos nós, qual o nosso lugar, o que fazemos aqui e o nosso papel nessa hierarquia. Como sempre o meu lugar será no topo, contando assim não ter nada para fazer, muito para observar e ordens para distribuir.

Estou convicto que usando e abusando um pouco mais de Ira e Soberba lá chegarei!!

Enfermo mais uma vez este post do meu mais profundo repúdio pelas negras e sábias mensagens nele evocadas.

Uma forte espetadela de tridente para todos!

\m/afarrico disse...

Um Demónio como vós, prezado Diabolicus, pode legitimamente almejar alcançar o topo dos topos. O perfil de líder inócuo e inconsequente já o tendes, faltando apenas a oportunidade para destronar os que exercem actualmente tais insanas actividades. Aviso-o no entanto, e sem o querer desanimar por certo, que para isso terá que superar Aqueles que bem sabemos.
A estratégia da acumulação de pastas (de pecados capitais neste caso) poderá valer-lhe pontos junto do nosso líder, mas lembre-se que os seus adversários são valorosos estrategas, possuidores de ancestrais conhecimentos e capazes das mais baixas das acções. Ao seu alcance portanto.

Se me permite uma achega com o intuito de o aconselhar, parece-me que deveria iniciar a sua empreitada pela Preguiça e apontar o seu tridente ao seu ilegítimo guardião. Belfegor é sem duvida o elo mais fraco e aquele a quem o colega mais se aproxima em carácter e determinação. A referir que não é por acaso que é conhecido pelo "das ventosidades intestinais" que muito lhe têm valido para segurar o lugar, mas que nós, os que consigo privamos, sabemos bem, superará sem mais dificuldades.

E lembre-se, uma vez iniciada esta sua epopeica demanda da conquista de um lugar no Pandemonium, poderá sempre contar com estes seus dois comparsas de Masmorra que nunca deixarão de menear com a cabeça em sinal negativo sempre e quando se estatelar na lama após aparatosas e consecutivas quedas, como estou certo acontecerá aquando dos seus confrontos com qualquer um dos 7.

Diabolicus disse...

Caro Mafarrico, as suas palavras petrificaram-me e deixaram-me cheio de animo. Afinal é possível lá chegar.

A eloquência não é o meu forte, sou um demónio que jogo sujo e baixo e não consigo engendrar grandes artimanhas para golpear os adversários de forma mais delicada.

Acredito que me irei estatelar umas quantas vezes em duelos contra diabos mais poderosos, mas estou certo que o meu lugar esperar por mim, AHAHAHAHAH

Maléfico Patético disse...

caros colegas

nada dizer sobre este espectacular post. A não ser, talvez que está muito bem construido e malévolamente didáctico. O que o torna uma mensagem a ser usada como fonte de inspiração para as próximas mensagens.

Nada a dizer sobre as pretensões do cologa diabolicus. A não ser, talvez, que apoio as suas pretensões a ajuda-lo-ei no que for necessário. Pode contar comigo para uma intensa imobilidade no que toca aos seus almejos.

Uma duvida deixo ao sapientissimo mafarrico. Várias denominações que agora me ficam em duvida.

Onde se coloca hierarquicamente :
- o Maioral?
- o Chefe?
- O Diabito Vermelhusco?

\m/afarrico disse...

Não querendo deixar as suas questões sem resposta, parece-me oportuno responder-lhe.
Esses, cujos nomes o colega nomeou, são sem duvida nefastas entidades e a quem não devemos prestar grande atenção. Isto com excepção das duas primeiras: Maioral e Chefe! Nomes de código do Líder Máximo das Trevas Infernais, só são pronunciados por aqueles poucos privilegiados que ousam privar com Ele no seu circulo de conhecimentos mais privado. Nenhum de nós portanto.

Quanto ao Diabito Vermelhusco, quase que o colega me apanhava nessa sua tentativa, bem engraçada, de ter piada!
Pois se não é esse o cognome pelo qual é Vossa Excelência conhecido pelos antros mais reles do nosso nojento circulo infernal!

Anónimo disse...

vc esqueceu de Anatema

Anónimo disse...

vc esqueceu de ANATEMA